Roteiro Pico do Papagaio 360°

Venha subir a montanha mágica da Mantiqueira em Aiuruoca e curtir o visual fascinante nos 2100m de altitude e 450m de altura com visual de 360° no topo do Pico.

Topo do Pico do Papagaio a 1=2100m de altitude em Aiuruoca-MG

São 9km de ida e 9km de volta passando por trechos fantásticos de mata atlântica e visão 360° a 2100m.

São cerca de 3 a 4 horas de caminhada na ida e 2h a 3h de caminhada na volta. Passamos por trechos lindíssimos de mata atlântica, candeial, campos, campos de altitude e fechamos com chave de ouro no topo de uma rocha com 450m de altura com visual do mar de montanhas de Minas.
Podemos ver vários picos importantes a partir do topo da montanha e à noite, é possível identificar várias cidades da região para as quais também temos roteiros

Pico do Papagaio - Aiuruoca-MG

Oferecemos uma experiência única

Pico do Papagaio - Aiuruoca-MG

O que aproveitar

A trilha é longa, mas repleta de detalhes que encantam os visitantes e até mesmo os guias que já tem costume de subir a montanha rotineiramente.

Cada subida é diferente da outra e reserva surpresas que fazem tudo valer a pena.

Alguns trechos tem placas sinalizando áreas de reprodução de espécies raras e difíceis de ver, por isso, fique atento, sempre.

Como a trilha passa por vários biomas, é possível que aconteçam encontros com animais silvestres como cobras, por exemplo.

A Flora também encanta e fascina pelas cores. 

O visual do topo da cordilheira, durante toda a caminhada, também é um espetáculo a parte.

Nossos roteiros visam aproveitar e apreciar cada detalhe da trilha e de tudo que nos cerca, inclusive com parada para ouvir os sons da natureza na trilha

 

Dicas sobre o que levar e o que fazer

A trilha do Pico do Papagaio é uma trilha longa e que passa por trechos de mata atlântica, campos de altitude, brejo de altitude, candeial e, por isso, a temperatura pode oscilar bastante. Sendo assim, leve sempre um agasalho na trilha. Temos água no caminho mas é necessário levar água para cerca de 2 horas de caminhada pesada. Roupas leves e confortáveis são essenciais. Podendo, vá de calça e use blusa de manga comprida. Leve boné ou chapéu, protetor solar, repelente para pessoas alérgicas, uma câmera fotográfica boa e disposição para caminhar por lugares bonitos e apreciar a magia da montanha mágica e de toda a trilha.

Pico do Papagaio Aiuruoca-MG
Pico do Papagaio - Aiuruoca-MG - Vista a partir do topo da montanha a 2100m de altitude

Algumas trilhas

Trilha da fazenda do Dr João ou Trilha da Serrinha

É a principal trilha de acesso ao Pico do Papagaio e parte da Fazenda da Serra. Passa por trechos de vegetação variada e oferece vários ângulos do Pico.

Trilha pelo Poço do Joaquim Bernardo

É uma variação mais curta da Trilha da Serrinha que exige um veículo 4×4 para se chegar ao estacionamento do chalé.

Trilha pela Cachoeira dos Garcias

Nessa opção podemos terminar a caminhada com um refrescante banho na cachoeira. Necessário um veículo 4×4.

Trilha pelo Batista ou Trilha pelo Sítio do Saulo

É uma trilha bastante usada por quem que vem fazer a Travessia da Serra do Papagaio. Qualquer carro pode chegar ao início da trilha por aqui, exceto na época das chuvas.

Trilha pelo Camping O Panorâmico

No final da trilha, há opção de banho quente e almoço no camping, sob agendamento. Há estacionamento pago para os carros e opção de banho quente, também pago a parte.

Trilha pelo Pesque e Pague Trutas

A primeira subida é bem forte. Após essa primeira parte, a caminhada é mais suave e passa por trechos de mata e também pode passar pelo Poço Azul. Estacionamento pago.

Pico do Papagaio - Aiuruoca-MG